7 erros que você não pode cometer ao monetizar um Blog

Você descobriu o conceito de monetização e deseja aplicá-lo no seu blog, mas tem medo de que as coisas não deem certo, ou que isso não dê em nada. Ou então você já aplicou as ferramentas de monetização, mas as coisas não estão acontecendo como o esperado.

Existem alguns erros de principiante que você pode estar cometendo no processo de monetizar um blog, e listaremos eles a seguir.

1. Fazer das estatísticas sua primeira (e única) preocupação

Monetizar com o AdSense, por exemplo, pode ser empolgante. Só que nesse processo você pode acabar passando mais tempo na sua página de estatísticas do que realmente criando conteúdo para o blog.

Lembre-se: o que realmente gera renda são os visitantes, que vão visualizar ou clicar nos anúncios, e, para que eles venham, o seu blog deve ter algo interessante, útil ou divertido a oferecer. É importante não perder o foco.

2. Pedir cliques

Se você trabalha com o sistema CPC (custo por clique) nunca, jamais, em hipótese alguma, peça para que seus visitantes cliquem em seus anúncios. Isso só diminuirá a qualidade do seu blog e incomodará os leitores. Trabalhe para que o conteúdo e os anúncios do seu blog sejam complementares e assim, produzam cliques espontâneos dos usuários.

3. Fraudar cliques

Esse é um assunto sério, e que pode fazer com que você seja banido do AdSense. Pedir para que membros do seu blog, familiares e amigos cliquem em seus anúncios, ou pior, pagar uma porcentagem da renda para que alguém faça isso é sempre uma péssima ideia.

Centenas de usuários são banidos todo dia por causa de cliques inválidos. Sempre vale muito mais a pena trabalhar por cliques naturais.

4. ANÚNCIOS com muito destaque

Pode até parecer uma boa ideia destacar os anúncios, já que você espera que o usuário clique neles. Mas não é. Falando honestamente, ninguém entra em um blog com o objetivo de clicar em anúncios. Como já mencionado, isso deve ser uma consequência natural da relação entre o seu conteúdo e o anuncio, e, por isso, eles devem se integrar ao corpo do blog, de preferência seguindo a mesma estética e organização dos posts.

5. Posicionamento incorreto 

Nesse caso não tem fórmula mágica, e não adianta copiar o posicionamento de anúncios de outros sites. A chave é: não fique estagnado, experimente diferentes lugares (sidebar, header, entre os posts) e observe as estatísticas. Isso vai te dar uma ideia do comportamento do usuário dentro do seu blog e permitir que você descubra o lugar perfeito.

6. Público-alvo incorreto

Se você está trabalhando com anúncios de infoprodutos no sistema CPA (custo por aquisição) e ainda não conseguiu nenhum tipo de comissão, talvez o produto não esteja adequado ao público do seu blog, ou então o ele simplesmente não é rentável.

É importante sempre realizar pequenas pesquisas de mercado para saber quais os produtos mais desejados pelo público do seu blog e pelo público em geral.

7. Tornar-se um “vendedor”

Às vezes, no desespero para obter CPA, você pode achar que postar links para os produtos que você quer anunciar em todas as suas redes sociais ou mandar e-mails e mensagens para todos que você conhece é a maneira de fazer isso.

É importante ter em mente que essa não é a forma de venda nesse tipo de comércio, e ao invés de gerar comissão, pode (e com certeza vai) espantar todos os seus usuários.

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