O que é monetizar?

Você pode começar um site por vários motivos: diários de viagem, receitas que você quer compartilhar, histórias de vida, opiniões políticas, resenhas de filme, enfim.
O hábito de escrever pode se tornar um hobby saudável e uma forma de divulgar sua opinião ou seus talentos. Ou então, se você tem um negócio, talvez use essa ferramenta para a divulgação dos seus produtos ou serviços. Nesse caso, o blog se torna um instrumento de trabalho.
E se ele, por si só, pudesse ser uma fonte de renda?
Hoje em dia, muitos fazem disso sua principal profissão. “Blogueira de moda”, por exemplo, já se tornou uma classe profissional que movimenta milhões. E isso é possível justamente por causa de um processo chamado Monetização de Blogs.
Como acontece?
Quando se fala em ganhar dinheiro pela internet é normal lembrarmos daqueles anúncios falando sobre “ótimos negócios” que envolvem esquemas mirabolantes que, com toda certeza, são enganação.
Só que existem outras formas, mais seguras e simples de gerar receita pela internet. Seu blog, por exemplo, pode ser monetizado. Mas de fato, o que é monetizar?
Monetizar vem da palavra em inglês “money”, dinheiro. E é sobre isso mesmo! Essa expressão significa lucrar com algo, ou seja, transformar em dinheiro. No caso do processo de monetização de blogs, isso consiste em trabalhar ferramentas de monetização.
Uma vez que seu blog tenha um tema bem definido, essas ferramentas podem aparecer na forma de anúncios, links ou parcerias relacionadas ao conteúdo postado e que gerem receita. Da mesma forma, gerar tráfego, ou seja, acessos, para outros sites ou fazer a divulgação de uma marca também podem ser formas de monetização.
Principais Ferramentas
Uma das ferramentas preferidas dos blogueiros é o Google AdSense, que gera anúncios relacionados ao conteúdo do seu blog e que são exibidos na sua página.
Nesse caso, há duas formas de geração de receita: CPM, Custo por Mil, no qual o blogueiro recebe a cada mil visualizações e; CPC, Custo por Clique, no qual ele recebe a cada clique em anúncio feito por um visitante.
Outra ferramenta interessante é o Lomadee. Esse programa foi criado pelo BuscaPé, e tem como objetivo anunciar produtos específicos em blogs.
Diferente do Google AdSense, o Lomadee trabalha com geração de receita por meio de CPA, Custo Por Aquisição. Nesse caso, o blogueiro recebe uma porcentagem sobre as vendas originadas dos cliques nos anúncios. Mais ou menos como o sistema de comissão para um vendedor.
Já o Hotmart, apesar de também trabalhar com vendas, é limitado ao mercado de inforprodutos. Esse site disponibiliza e-books ou cursos on-line para serem anunciados no seu blog e também gera receita no sistema CPA, e o melhor, as comissões costumas ser muito superiores às de outros sites no mesmo estilo, chegando até a 50% do valor do produto.
Esse são só alguns exemplos simples das dezenas de formas em que você pode tornar seu blog uma fonte de renda estável.
E então, empolgado para monetizar? Lembre-se: é importante, antes de qualquer coisa, que as ferramentas de monetização inseridas estejam relacionadas ao conteúdo do seu blog e que respeitem o bem-estar do usuário, afinal, é dele que virão suas visualizações e cliques.
Tendo isso em mente, é tudo uma questão de começar a monetizar!